Notícias

MAPFRE obtem lucro líquido de 287 milhões de euros no primeiro trimestre de 2009


Fonte: CQCS - Rio de Janeiro,RJ,Brazil

A MAPFRE divulgou os resultados obtidos no primeiro trimestre deste ano, 287 milhões de euros, que representa um aumento de 0,2% com relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Seu modelo de negócio, baseado em uma rigorosa política de subscrição, uma prudente gestão dos investimentos e uma diversificação de seus negócios e mercados, permitiram que mantivesse seu lucro em cifras similares às do ano anterior, embora no primeiro trimestre de 2008 tenha conseguido importantes resultados, conseqüência da reordenação de sua aliança com a CAJA MADRID. O lucro recorrente, sem resultados extraordinários, aumentou 16,3%.

O Grupo alcançou também um aumento satisfatório de seu volume de negócio (os prêmios cresceram 11,1% e as receitas totais 8,7%), graças à sua implantação multinacional e à aquisição da THE COMMERCE GROUP (EUA.), concretizada em junho de 2008.

Evolução do negócio na Espanha:

Os prêmios totais do negócio espanhol alcançaram 2.635 milhões de euros, que representam uma baixa de 5,7%, devido, em grande parte, ao atraso na realização de uma campanha de Seguro de Vida por intermédio da rede da CAJA MADRID.

Os prêmios da MAPFRE FAMILIAR alcançaram 1.576,4 milhões de euros, 1% a menos que no primeiro trimestre de 2008. A positiva evolução dos prêmios de Seguros Residenciais e de Saúde compensou a diminuição dos prêmios do Seguro de Automóveis, provocada pela importante queda da venda de veículos e da adequação das tarifas à boa evolução da sinistralidade. A MAPFRE FAMILIAR melhorou sua rentabilidade, reduziu um ponto percentual seu índice combinado, até situá-lo em um excelente 89,5%.
Os prêmios de Vida e Previdência reduziram 20,2% com relação ao primeiro trimestre de 2008, causada pelas diferenças nos calendários das campanhas comerciais da rede da CAJA MADRID; os prêmios distribuídos pela rede própria da MAPFRE aumentaram 2,4%; os fundos administrados dos produtos de Vida e Previdência alcançaram 21.329,6 milhões de euros, com aumento de 10,1% no volume de fundos de pensões e de 1,4% nas provisões técnicas de vida.
Os prêmios da MAPFRE EMPRESAS (475 milhões de euros) aumentaram 0,6% com relação ao ano anterior, graças ao bom comportamento do negócio Global Risks e ao aumento de tarifas no ramo de Crédito, que compensaram a menor atividade no negócio doméstico.

Evolução do negócio internacional:

A decidida aposta internacional da MAPFRE propiciou, na atual conjuntura, que 44% dos prêmios totais do Grupo derivassem de outros países. Os prêmios do negócio internacional alcançaram 2.098,5 milhões de euros, com um importante crescimento também de 44 %.

Os prêmios da MAPFRE AMÉRICA superaram 1 bilhão de euros, e estima-se um aumento de 25,8%, com destaque especial à excelente evolução do negócio na Argentina, no Brasil, na Colômbia e na Venezuela, particularmente nos segmentos de Automóveis, Saúde e Vida.
Os prêmios da Unidade Internacional, que já refletem a incorporação do negócio da THE COMMERCE GROUP, alcançaram 476,7 milhões, com relação a 135,4 milhões dos três primeiros meses de 2008.
A MAPFRE RE contabilizou prêmios no valor de quase 520 milhões, com aumento de 18,5%, que é resultado do sucesso de suas campanhas de renovação e de captação de novo negócio.
As receitas do negócio Assistência (prêmios e receitas por serviços) alcançaram 131,3 milhões de euros, cifra que representa 13% a mais do que o primeiro trimestre de 2008.


« Voltar