Notícias

SINCOR-DF denuncia no MP o "Seguro Grátis"


Fonte: Portal Nacional de Seguros - Santos,SP,Brazil

O SINCOR-DF protocolou nesta quinta-feira, 21, junto à Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público do Distrito Federal denúncia contras as concessionárias de automóveis da montadora TOYOTA que atuam na praça de Brasília, solicitando a instauração de inquérito para que em Ação Pública, sejam apuradas as práticas da Propaganda Enganosa e da Venda Casada diante de constantes publicidades veiculadas em jornal de grande circulação de Brasília, oferecendo "GRÁTIS 1 ANO DE SEGURO" para os adquirentes de veículos modelo Corolla XE-I 2009/20010.

Para o presidente do SINCOR-DF, Dorival Alves de Sousa, não existe "SEGURO GRÁTIS", já que o valor do custo do seguro está embutido no preço do veículo. Tanto é assim que o preço do "SEGURO GRÁTIS" jamais é revelado ao consumidor: "Trata-se de uma sonegação de informação que visa mascarar o valor do seguro, dando ao consumidor a ilusão do tal SEGURO GRÁTIS", enfatiza o presidente.

Os documentos de propaganda divulgados, não informam em detalhes as coberturas, garantias e franquias do contrato oferecido, nem o nome da Seguradora e do Corretor de Seguros que atendem o segurado durante a vigência do contrato, bem como, permitindo tão somente condutor do veículo com idade superior a 35 (trinta e cinco) anos de idade. Constam em letras minúsculas alguns agravantes através dos quais poderá ser motivo de negativa de cobertura, em caso de sinistro.

O diretor do SINCOR-DF Aderson Cinnanti, alerta aos consumidores também que o preço do seguro poderia ser menor se o consumidor pudesse escolher a companhia seguradora de sua preferência e que também ele é impedido de efetuar o seguro através de seu Corretor de Seguros.

Para o diretor Dirceu Lobo Júnior, o mais grave é a falta de informação e orientação ao consumidor por parte das concessionárias quanto a aceitação da transferência da classe de bônus que o comprador tem direito. Em resumo, o segurado perde toda a bonificação que acumulou durante vários anos ao contratar uma nova apólice através do tal "SEGURO GRÁTIS".
O SINCOR-DF finaliza requerendo junto ao Ministério Público a proibição imediata das práticas denunciadas ante a potencialidade dos danos que podem gerar ao grande número de pessoas, que compõem a coletividade de consumidores.


« Voltar