Notícias

Cerca de 8 mil corretores de seguro atuam ilegalmente em SP, diz sindicato


Fonte: G1.com.br - Brazil

Cerca de 8 mil corretores de seguro atuam ilegalmente no Estado de São Paulo. O número é do próprio sindicato que reúne os trabalhadores legalizados do setor. Para não cair em um golpe, é preciso ficar atento no momento de contratar o serviço.

Durante um ano, a jornalista Gilmara Santos dirigiu tranquila, certa de que o carro estava coberto pelo seguro. Ela havia pago, à vista, R$ 1.450 a um corretor. E recebeu apólice. "Achei que meu seguro estava valendo. Não usei nenhuma vez", diz.
Quando foi renovar o seguro, ela descobriu o golpe: o corretor havia recebido o dinheiro para pagamento à vista. Mas, sem avisar a cliente, parcelou o valor na seguradora, pagou apenas a primeira prestação e embolsou o restante - cerca de R$ 1 mil. "Na apólice estava constando que era pagamento parcelado. Eu só descobri depois, quando fui ao Procon e eles me mostraram que vem na apólice a forma de pagamento."

O Sincor, sindicato que representa as corretoras de seguro, afirma que quem procura esse serviço não tem obrigação, e nem deve, colocar dinheiro nas mãos do corretor. O ideal é fazer o pagamento no banco, via boleto. Mas, se a pessoa achar mais prático entregar um cheque para o corretor, é importante que ele seja nominal à empresa seguradora.

Segundo o presidente do sindicato dos corretores, é difícil saber quantas pessoas já foram enganadas pelos falsos profissionais. Muita gente não denuncia que caiu no golpe por vergonha. O Estado de São Paulo tem 28 mil corretores de seguro credenciados.


« Voltar