Notícias

Seguro antecipa crédito de ICMS


Fonte: Portal Nacional de Seguros - Santos,SP,Brazil

A corretora Merit Seguros resolveu apostar no seguro garantia administrativa, desenvolvido para permitir que empresas homologadas em regime especial de fiscos estaduais tenham acesso a créditos acumulados por conta do recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), adiantando-se à burocracia estatal.

O custo do seguro tem taxa entre 0,5% e 1,5%, aplicada sobre o valor a ser apropriado, contra as tarifas que vão de 2,5% a 3,5% na contratação de fianças bancárias ou empréstimos. O foco da corretora é Sao Paulo. Com o seguro, o crédito é concedido de imediato, enquanto pelo trâmite normal leva de 12 a 15 meses dependendo do trabalho de auditoria da área técnica do governo.

"A apólice é um instrumento financeiro para vencer a burocracia do Estado e não submeter o fluxo financeiro da empresa ao ritmo da Secretaria da Fazenda", destaca o diretor de Marketing da corretora, Sergio Fasolari, lembrando que essa antecipação significa para a empresa mais capital de giro, espaço no caixa para investimentos e ganho de competitividade. Ele comenta ainda que um dos pontos mais importantes do seguro é a vantagem financeira da operação, que hoje, com a escassez no mercado de crédito e os bancos relutando em emprestar, isso fica mais evidente. Mas, para Sergio Fasolari, o grande desafio é vencer o desconhecimento sobre o seguro, razão pela qual a proposta da corretora é desenvolver o trabalho de consultoria levando o produto ao conhecimento dos departamentos jurídicos e tributários dos potenciais clientes. "Hoje, contamos com um dos maiores grupos brasileiros em nosso portfólio de clientes, que já antecipou mais de R$ 60 milhões de crédito de ICMS, utilizando as nossas apólices de seguro", revela o executivo, sem citar nome.


« Voltar