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Fonte: Monitor Mercantil - Rio de Janeiro,RJ,Brazil
A queda da taxa básica de juros (Selic) tende a reduzir as margens das seguradoras, mas isso não deve fazer com que a indústria como um todo passe a ampliar a seletividade quanto aos clientes. Ao contrário, a tendência é de aumento dos preços no caso dos seguros de veículos, mesmo que o reajuste seja tímido. Quanto menor a taxa de juros, mais as empresas precisam se tornar eficientes, pois a rentabilidade obtida na aplicação sobre os recursos gerenciados pela seguradora na renda fixa torna-se menor. A avaliação é do vice-presidente de Automóveis da Mapfre, Jabis de Mendonça (foto).
Segundo o executivo, a forte competitividade do mercado segurador de veículos provocou uma queda dos preços, o que provocou menores margens para as empresas. Nos últimos dez anos, os preços das apólices de seguros para veículos recuaram cerca de 30%. Mas com a tendência de queda dos juros, este movimento tende a cessar. Com os diversos cortes realizados na taxa, a Selic hoje encontra-se em 10,25% ao ano, o nível mais baixo da história.
- Está ocorrendo uma queda moderada nas margens e as seguradoras irão lançar mão da recomposição de preços para minimizar os efeitos da redução da Selic. No entanto, a elevada competitividade reduz o fôlego para a recomposição de margens. Os aumentos de preços tendem a ser mínimos, acredito que fiquem entre 2% e 3% - diz.
Na opinião do executivo, não há tendência de aumento da seletividade dos clientes na busca por custos menores e manutenção de margens. O pagamento de sinistros é o maior custo das seguradoras.
- Esta não é uma tendência do mercado. As empresas estão maduras para selecionar os clientes de acordo com o perfil - ressalta.
O cálculo de preço envolve a experiência e os fatores de risco (modelo, local, ano, idade, quilometragem). Tais dados colocados num software de estatística gera o valor do seguro. A partir deste, são acrescidos a comissão do corretor, as despesas administrativas da seguradora, impostos e o lucro.
O modelo seria perfeito, senão fosse a concorrência de mercado. A partir daí depende da estratégia de cada seguradora, que decide reduz a margem para ter um preço mais competitivo. Por este motivo, entre as seguradoras é possível encontrar diferenças de preços de até 200%. O perfil, que pode ser considerado de alto risco para algumas, é visto como interessante para outras.
Crescimento
O mercado de seguros para veículos cresceu três vezes mais no primeiro semestre do que as vendas de automóveis. O incremento é estimado em 10%.
- Quando uma pessoa compra um veículo mais novo pensa logo em fazer seguro. O mesmo não ocorre com um veículo mais velho, em que se deixa de fazer seguros. É natural este crescimento do mercado - afirma Mendonça.
Segundo o executivo, o crescimento do mercado não foi tão expressivo quando comparado com o primeiro semestre de 2008. No entanto, ele pondera que a indústria continua com um bom desempenho, ao contrário do que se previa no início do ano.
- Mesmo que o governo reduza o desconto sobre o IPI, o crescimento do mercado de veículos se mantém - ressalta.
Com relação à crise, a visão é de que o pior já passou.
Estratégia
No caso da Mapfre, o aumento ficou bem abaixo da média do mercado, 2%. No entanto, a empresa aguarda que haja a recuperação neste segundo semestre e que o crescimento fique próximo a 13% no acumulado do ano.
- Em junho, já crescemos acima da média de mercado, 30% - destaca o executivo.
De acordo com Mendonça, a diferença nos seis primeiros meses do ano deve-se à prudência adotada pela empresa, que decidiu não adotar a política de mercado de trabalhar com descontos expressivos.
- Já no final de junho, o mercado passou a corrigir estas distorções e o preço das outras seguradoras passou a se equiparar ao nosso. Preferimos a prudência e resguardar nossas margens - explica.
Como conseqüência, a Mapfre perdeu fatia de mercado, mas registrou aumento das margens. Enquanto a margem média do mercado apresentou queda de 3,93%, a Mapfre mostrou um incremento de 2%.
Outra estratégia adotada pela companhia foi evitar recusas de seguros por conta de elevado risco.
- Acabamos aceitando clientes que são recusados por outras seguradoras. Precificamos a situação e cobramos mais para fazer o seguro, de acordo com a estimativa de freqüência de sinistro, mas não há rejeição - diz, ao lembrar que existem veículos e perfis de clientes que registram uma grande freqüência de recusa. "A questão é de perfil e precificação", resume Mendonça.
A Mapfre, que atua em todo o território nacional, não está focando o aumento da atuação em uma região específica neste ano. Quanto aos segmentos, a busca é por seguros de carros novos e populares.
- Pretendemos crescer em todo o território nacional - ressalta o vice-presidente da Mapfre.
Para quem não tem seguro
Os proprietários de veículos que não fizeram seguro podem contar com as mesmas facilidades da Assistência 24h oferecidas aos motoristas que contam com a proteção. O novo serviço da empresa subsidiária do Grupo Mapfre da Espanha, Brasil Assistência, chega para atender um público que decidiu não contratar o seguro, mas que deseja a tranquilidade, segurança e a garantia de atendimento em casos de problemas mecânicos ou outros inconvenientes que possam afetar seu veículo.
Destinado a automóveis com até 15 anos de uso, o Auto Clube oferece, com um custo que varia entre R$ 0,49 e R$ 0,60 ao dia, cobertura em todo o território nacional e assistência 24h para guincho em caso de pane ou acidentes, socorro mecânico, meio de transporte alternativo, troca de pneus, envio de combustível e até hospedagem. O Auto Clube não irá concorrer com os produtos oferecidos pelas seguradoras.
- Nosso produto visa a oferecer mais tranqüilidade e conforto aos que não contratam uma apólice automotiva - explica o presidente da Brasil Assistência, Antônio Clemente.
Segundo o executivo, uma parcela significativa dos proprietários de veículos ainda não possui seguro. Por este motivo a empresa vê um mercado promissor pela frente. Elaborado a partir da experiência da empresa nesse segmento, na qual atua desde 1992, trata-se de um produto que tem como objetivo oferecer as mesmas vantagens de uma assistência 24h apresentada a quem paga um seguro automotivo, mas com um preço bem mais acessível e sem a necessidade de uma apólice de seguro.
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