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Fonte: Portal Nacional de Seguros
SÃO PAULO - De olho num mercado de pouco mais de 20 milhões de automóveis não segurados, companhias que atuam em todo o território nacional apostam em um produto que oferece as mesmas vantagens de uma assistência 24 horas apresentada a quem paga por um seguro automotivo, porém com preços mais acessíveis.
O objetivo é atender novos entrantes e proprietários de veículos mais antigos. Dentre as empresas que apostam no produto estão Itaú Seguros, Liberty e Brasil Assistência, subsidiária do grupo espanhol Mapfre. "Fala-se há bastante tempo de um seguro popular, cujo foco seriam as classes C e D. Porém, notamos que as discussões não evoluíram e foi então que resolvemos lançar o produto", afirma Ney Ferraz Dias, diretor-executivo de produtos pessoa física do Itaú Unibanco.
Com um ano de comercialização, o Itaú Seguros já tem em sua carteira 25 mil contratos e a expectativa é que este número atinja 200 mil em até um ano e meio. "Claro que essa expectativa depende da divulgação do produto e de sua apresentação a nossa base de corretores", afirmou o executivo. Além do atendimento (do guincho) em caso de colisão ou problemas mecânicos, o produto do Itaú oferece cobertura de danos corporais (tanto do terceiro, quanto do condutor e seus passageiros). "Entendemos que essa coberta forma um conjunto mínimo de serviços importantes e necessários e que cabem no bolso do cliente", disse Dias. De acordo com ele, o produto, com cobertura básica, custa R$ 195,00/ano.
Já o produto-piloto da Liberty Seguros, além dos serviços básicos, conta com cobertura por danos materiais, corporais e morais. A companhia deve lançar o produto no final deste ano e as expectativas são bastante positivas. "Durante o teste-piloto, as vendas do produto superaram em 30% nossas expectativas", ressaltou Paulo Umeki, diretor de produtos do grupo Liberty.
O serviço deve custar entre R$ 40 e R$ 50/ mês. "Queremos atingir tanto o público jovem, que tem capacidade financeira reduzida, quanto os veículos mais antigos. As companhias de seguro buscam um seguro de entrada, com preços mais em conta. E esse produto pode ser este canal", disse.
O Auto Clube, da Brasil Assistência, oferece assistência 24h para guincho em caso de pane ou acidentes, socorro mecânico, meio de transporte alternativo, troca de pneus, envio de combustível e até hospedagem, em todo o território nacional. O custo varia entre R$ 180 e R$ 400/ano.
Ruy Vasconcelos, vice-presidente da Brasil Assistência explicou que a oportunidade surgiu uma vez que as seguradoras privilegiam frotas de até 10 anos. Além disso, os clientes não contavam com uma segunda opção de preço. "Até dois anos atrás, os corretores não contavam com uma alternativa à apólice de automóveis e o segurado acabava assumindo o risco. O novo serviço chegou para atender um público que decidiu não contratar o seguro, mas que deseja a tranquilidade, segurança e a garantia de atendimento em casos de problemas", completou.
Segundo Vasconcelos, o Auto Clube não irá concorrer com os produtos oferecidos pelas seguradoras. "Nosso produto visa oferecer mais tranqüilidade e conforto aos que não contratam uma apólice automotiva", explicou.
O desenho do produto ficou pronto há três meses e a companhia já tem 400 contratos. Apesar do pouco tempo, as expectativas são positivas. "Em três anos, queremos que o produto represente 20% do nosso faturamento. É uma meta factível de buscarmos", afirmou o vice-presidente da Brasil Assistência.
Vendas
O principal canal de vendas do Itaú Seguros será os corretores de seguros. Porém, a empresa não descarta ofertar o produto em redes varejistas. "Estamos abertos a parcerias. Inclusive estamos conversando com uma rede varejista", ressaltou Dias.
A Brasil Assistência, subsidiária da Mapfre, buscou, em um primeiro momento, concessionárias e redes independentes de automóveis. "Recentemente fechamos uma parceria com a Sinal. Também queremos atuar junto a corretores e financeiras. Mas é claro que não descartamos nenhum tipo de parceria desde que esta ofereça o produto a uma base grande", disse Vasconcelos.
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