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Fonte: Funenseg
Há menos de um ano, a seguradora espanhola Crédito y Caución está operando no Brasil, em um segmento que começa a ganhar espaço no mercado brasileiro: o Seguro de Crédito. Para falar sobre esse produto ainda pouco difundido por aqui, o "Seguro em Pauta" entrevistou o presidente da Companhia no Brasil, Jesús Victorio Cano.
1) Ainda há muito desconhecimento sobre esse tipo de produto no Brasil. Como você define, de maneira bem simples e objetiva, o que é o Seguro de Crédito?
A definição mais resumida de Seguro de Crédito: é uma ferramenta que protege as empresas de eventuais inadimplências de seus clientes.
2) Que tipo de coberturas ele inclui?
O Seguro de Crédito é um único produto que oferece três coberturas: prevenção do risco, indenização e gestão de cobrança. São três aspectos importantíssimos, principalmente para atender a operações entre empresas de países distintos. Nenhum outro seguro oferece três benefícios em um produto. Na Crédito y Caución, temos duas seguradoras diferentes envolvidas: uma para operações internas,a Crédito y Caución Seguradora de Crédito e Garantia S.A, e outra para as operações de exportação, que é a Crédito y Caucion Seguradora de Crédito à Exportação S.A.
3) Como vem sendo a performance desse mercado no Brasil? É verdade que faltam profissionais para atuar na área?
É um seguro novo no Brasil, mas que registrou um crescimento no mercado interno de 9,7% em 2007 em comparação a 2006, com um total de R$ 70 milhões em prêmios. Já o seguro de crédito à exportação cresceu aproximadamente 16% em 2007 em relação a 2006. Há três anos que esses produtos vêm ganhando força no País. Para 2008, a taxa de crescimento deve superar esses percentuais do ano passado. Quanto à necessidade de mão-de-obra, como é um setor novo na economia brasileira, é necessário que existam profissionais com a formação necessária. Sem dúvida que essa é uma oportunidade muito importante para seguradoras e corretoras.
4) Que tipos de empresas podem contratar esse produto? As indenizações têm valores mínimos ou máximos?
Qualquer empresa que tenha vendas a crédito, independente do setor, pode contratar este seguro. Antigamente, era mais comum verificarmos sua contratação por companhias com sede fora do Brasil e filiais aqui. Agora o interesse pelo produto já é grande dentro do País. Um segmento com grande potencial é o de pequenas e médias empresas: tem havido uma procura maior, por exemplo, por seguro de crédito à exportação por aquelas que vendem produtos para os Estados Unidos, devido a atual crise econômica norte-americana. Quanto às indenizações, isso tem a ver com o volume do prêmio contratado. As empresas que contratam o nosso seguro de crédito têm um faturamento anual mínimo de R$ 450 mil (interno) e de R$ 1,5 milhão (externo), sem limites máximos.
5) A contratação do seguro de crédito é mais importante para transações externas das empresas? Por quê?
É importante para os dois mercados - interno e externo. No Brasil, especialmente, onde as distâncias são muito grandes, isso se aplica por completo. Como disse anteriormente, hoje há muitas empresas pequenas e médias que fazem exportação no Brasil e é fundamental que elas contratem esse tipo de seguro pela experiência e o relacionamento que temos com outros países.
6) Como e onde surgiu o seguro de crédito no mundo? Ele também vem ganhando força em outros países?
O Seguro de Crédito surgiu na Europa, logo após a 2a Guerra Mundial, para ajudar na recuperação da economia de diversos países afetados pelo conflito. Uma das seguradoras mais antigas na operação desse produto é a Crédito y Caución, que está sediada na Espanha, tem 80 anos de experiência e está presente em 45 países no mundo, em parceria com o Grupo Atradius. Desde julho de 2007, atuamos no Brasil. O que percebemos é que n os últimos cinco anos, a modalidade vem expandindo sua presença no mundo, com destaque para o chamado grupo BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), Estados Unidos e em outros países da Ásia.
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