Notícias

Entenda a crise que devastou as economias no mundo


Fonte: Último Segundo

Com crédito abundante e estímulos dados pelo governo americano ao setor imobiliário, houve uma superprocura por imóveis nos EUA - e também em outros países da Europa -, o que provocou uma inflação no mercado imobiliário, também conhecida como "bolha" (demanda em alta, puxada por dinheiro farto, e preços disparados). "Os preços dos imóveis atingiram os níveis mais altos em 30 anos", explica Tharcísio Souza Santos, diretor do curso de MBA da Fundação Armando Álveres Penteado (FAAP).

Estimulados por esse processo, os bancos passaram a oferecer crédito a pessoas que não tinham capacidade para pagar a dívida - são os chamados subprimes. "Havia um excesso de crédito no mercado, que era oferecido a clientes de baixa qualidade. Todo esse ciclo estava sobre uma base frágil, porque os detentores da hipoteca não tinham muita capacidade para quitá-la", explica Pedro Barros, técnico do Departamento de Economia e Relações Internacionais do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea).

O professor da FAAP aponta que a concessão de crédito a pessoas com pouca capacidade para pagar era vantajosa aos bancos, já que os juros eram praticamente duas vezes maiores que os praticados aos clientes de primeira classe (prime).


« Voltar