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Comércio aprende como lucrar com seguros


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Fonte: DCI OnLine / Comércio / SP

Com o maior poder de compra das classes C, D e E, grandes varejistas, como a Magazine Luiza e a Leader Magazine - que acaba de ser comprada pela Renner, mas ainda não teve a transação concluída -, estão projetando uma forte expansão na venda também de seguros atrelados aos seus produtos. Com parcerias junto a instituições financeiras, como Cardif e Bradesco Seguros, ou até mesmo fazendo a operação dos seguros oferecidos, como no caso da Magazine Luiza, que criou a sua própria seguradora, a Luizaseg, a expectativa é crescer até 50%, em 2008, nesse segmento. O setor está apostando no fato de essa nova classe não ter acesso a banco ou a corretoras e passou a ter uma nova experiência de compra com os microsseguros oferecidos pelas varejistas.

Quem está esperando um incremento, justamente, é a Luizaseg. Segundo o presidente da companhia, Luiz Felipe Cosac, a expansão dos negócios da empresa foi quase de progressão geométrica nos últimos anos e dos R$ 38 milhões, em 2006, saltou para R$ 69 milhões, em 2007. A previsão para este ano é de superar a marca dos R$ 100 milhões. "Acreditávamos que íamos ter crescimento, mas não dessa relevância, e uma forma de intensificar essa expansão foi pegar carona no crescimento nas lojas do Magazine Luiza", relatou. "Há estudos que apontam aumentos de entre três e cinco vezes no mercado de seguros e financiamentos no varejo", completou.

A Luizaseg - que nasceu em 1998 a partir de uma parceria entre a Magazine Luiza e a seguradora Cardif - está apostando em um produto cada vez mais popular entre as classes mais baixas, a garantia estendida, ou extensão de garantia, que foi regulamentada em 2004 e é praticamente negociada apenas no varejo.

"Já somos a segunda maior na modalidade extensão de garantia", completou o presidente da seguradora.

Planos

Os dois carros-chefe da Luizaseg são a modalidade de garantia estendida e o seguro de proteção financeira. O primeiro prolonga a garantia da fábrica e normalmente é de um ano além do término da garantia original. A cobertura compreende milhares de produtos, entre eles, todos os eletrodomésticos, celulares, computadores e móveis, entre outros.

O seguro de proteção financeira é para quem compra através do crediário e fica segurado em caso morte e invalidez, tendo ainda direito a receber seis parcelas da dívida no caso de desemprego. "Foram feitos 105 mil contratos de garantia estendida e 100 mil de proteção financeira em cada mês de 2007. As outras modalidades atingiram cerca de 5 mil contratos, mas podem chegar rapidamente a 20 mil ou 30 mil", avaliou Cozac. "Além disso, estamos agora aumentando a venda de seguro de vida, de acidentes pessoais e de perda ou roubo de cartão, e, ainda neste semestre, vamos lançar o residencial", complementou.

Expansão

A Luizaseg está balizando sua expectativa de crescimento para este ano na expansão física do Magazine Luiza. Isso porque a rede, que está presente em sete estados (interior de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), irá abrir 50 lojas físicas na Grande São Paulo a partir de agosto, como forte estratégia de entrada na capital. Dessa forma, tanto os novos pontos-de-venda como os atuais serão decisivos para ampliação do negócio, afinal cada vendedor da loja é quem fecha os contratos com os clientes.

Com 300 lojas físicas, o Magazine Luiza, de Franca (SP), está entre os maiores grupos de varejo do Brasil, tendo previsão de receita de R$ 2 bilhões neste ano.

A outra parceira a Cardif, ligada ao grupo BNP Paribas, tem expertise no desenvolvimento de seguros de proteção financeira e produtos individuais e familiares. A empresa atua em mais de 30 países, tem 35 milhões de segurados e atingiu em 2005 receita total de prêmios de 13 bilhões de euros.

Cartão de loja

Outra rede de lojas que está satisfeita com o desempenho do seguro é a loja de departamentos Leader, com sede no Rio de Janeiro. Entretanto, a varejista aposta no crescimento de seus produtos agregados ao cartão de loja (private label), até como incentivo para aumentar o uso do plástico.

Desde 1998, a Leader oferece seguro contra perda e roubo do cartão, seguro-desemprego e seguro de vida, entre outros. Todos são operados em conjunto com a Cardif e a Bradesco Seguros. A rede tem, em sua base de cartões de loja, cerca de 3,5 milhões de clientes e só há contrato de seguro com quem possui o plástico.

Seu carro-chefe é o 'proteção premiada', que tem prêmios contra sinistros como óbito, perda ou roubo de cartão e oferece ainda um título de capitalização. Outro que tem também bastante destaque no portfólio da empresa é o 'superproteção premiada' que proporciona proteção contra desemprego, incapacidade física temporária e óbito, além de oferecer descontos de até 60% em medicamentos nas redes de farmácias do sistema Prevsaúde.

"Estamos em franca expansão e, em média, vamos crescer 20% nesses produtos este ano", disse Fernando Tostes, gerente de Produtos e Novos Negócios da Leader. Até o final de junho, mais três novos produtos serão lançados. Entre eles o 'cash hospitalar' que gera uma renda diária enquanto a pessoa estiver internada; também haverá um plano odontológico.

Apesar da boa expectativa, a Leader reconhece que vai ter de esperar um curto espaço de tempo. Isso porque a empresa foi comprada em março pela Renner e está aguardando uma série de processos para assinar o contrato.A varejista tem 39 unidades nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Mercado

A Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) vem acompanhando o avanço do seguro nesses canais de venda. A modalidade que deve crescer mais, segundo ela, é a da garantia estendida. Segundo a entidade, nesse tipo de seguro, em 2007, o volume movimentado foi de R$ 1,3 bilhão, contra R$ 285 milhões em 2006.



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