Notícias

Companhia tem primeiro lucro no Brasil após 8 anos


Fonte:

Fonte: Gazeta Mercantil

A MetLife ocupa a liderança no México em seguro de vida; é a segunda maior no Japão em vendas de renda vitalícia com remuneração variável; a segunda maior na Argentina em fundo de pensão; a segunda em vida e renda vitalícia no Chile e a quarta maior em seguro de vida resgatável na Coréia.

O mercado de previdência do Brasil tem peculiaridades que tornam a palavra "exceção" uma das mais citadas na análise dos executivos sobre a América Latina. O Brasil, apesar de ser o maior mercado de seguros da região, perde destaque dentro do grupo quando comparado as outras operações internacionais.

Dois fatores contribuem fortemente para essa realidade. A venda de apólice de vida e de planos de previdência no País está concentrada em bancos. Os corretores de seguros, principal canal de distribuição no Brasil, demostram desinteresse pela previdência por ser uma venda mais consultiva. Já o seguro de vida proporciona baixo comissionamento e por isso tem sido descartado. Outro ponto destacado foi a falta de coragem do governo de promover uma reforma da previdência oficial mais profunda, como fizeram Chile e México.

No Brasil, a MetLife é a oitava maior em seguro de vida e a décima quarta em planos de previdência e administração de fundos patrocinados. Somente em 2007, após oito anos no Brasil, o grupo registrou seu primeiro lucro, de R$ 10 milhões. Em 2006 amargou prejuízo de R$ 66 milhões. Uma das alternativas da MetLlife para crescer em um segmento liderado por seguradoras de bancos, tem sido a parceria com empresas e associações de classes para distribuir seus produtos de forma massificada.

A MetLife tem posições destacadas nos mercados latinos. No México e a maior em seguro de vida. Tem três operações - MetLife Afore, MetLife México e MetLife Pensiones. Administra ativos de US$ 8,5 bilhões e emprega 7 mil pessoas para atender a quase 5 mil clientes. Fez um acordo com banco estatal do México para ofertar seguro de vida.

No Chile, a MetLife opera com seguros de vida e administra fundos. Tem um acordo por 20 anos para explorar o canal de distribuição do Banco do Estado do Chile. Sua atuação é bem diversificada. No nicho individual, vende seguros de vida, planos de acumulação de renda, produtos de saúde e acidentes pessoais. Para as empresas o grupo oferta seguro de credito, saúde, vida e acidentes. Também atua com empréstimos e vende seus produtos por bancos, corretores, agencias próprias e telemarketing. Administra ativos totais de US$ 3,8 bilhões de 1,7 milhões de clientes.


« Voltar