Notícias

Micro e pequenos empresários são favoráveis à Lei Geral


Fonte:

Fonte: Ana Lúcia Berndt - Luciana Calvo Dorta - Thais e S


De acordo com pesquisa, a maior parte dos proprietários de empresas de pequenos porte enxerga benefícios na Lei

Segundo a pesquisa nacional 'Os Impactos da Lei Geral nas Micro e Pequenas Empresas do Brasil', realizada pelo Observatório das Micro e Pequenas Empresas do Sebrae em São Paulo, 75% dos pequenos empresários brasileiros são favoráveis à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, 72% optaram pelo Simples Nacional ou Supersimples, como é mais conhecido, e 85% afirmam ter conhecimento sobre a nova legislação que dirige os pequenos negócios no País. A Lei Geral entrou em vigor em dezembro de 2006 e o Supersimples em julho de 2007.

A intenção do estudo foi levantar informações sobre o conhecimento e a opinião dos proprietários de empresas de micro e pequeno porte (MPE) sobre a Lei Geral (Lei Complementar 123/2006) e identificar as possíveis alternativas para o aperfeiçoamento e sua efetiva implantação.

Para a ACEB - Associação Comercial e Empresarial do Brasil - o que está deixando micro e pequenos empresários satisfeitos são as facilidades trazidas pela lei, seja no momento de pagar impostos ou na hora de fazer investimentos. "A unificação de impostos e a diminuição na carga tributária das empresas são as vantagens mais lembradas pelos beneficiados. Mas a lei traz outros benefícios, como a facilidade na formalização das empresas, acesso a crédito, à tecnologia e a um consórcio especial, todos eles muito importantes no desenvolvimento do setor", lembra Irineu de Ascenção, diretor de relações institucionais da ACEB.

Para o diretor, a grande quantidade de informações sobre a Lei Geral que encontram-se disponíveis, principalmente por meio da internet, auxilia os empresários a ficarem por dentro de seus direitos e dos benefícios a eles garantidos. "Há sites que, além de explicar a Lei Geral e tirar as dúvidas dos internautas, também oferecem palestras online para os micro e pequenos empresários interessados em se aprofundar no assunto", informa Ascenção.

A pesquisa foi realizada entre outubro de 2007 e janeiro de 2008 com 3.097 empresas da indústria, comércio e serviços, de todos os 26 estados e no Distrito Federal. As entrevistas foram feitas por telefone.

Para quem quiser mais detalhes sobre a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, acesse www.leigeral.com.br

Sobre a ACEB

A ACEB - Associação Comercial e empresarial do Brasil - é uma organização sem fins lucrativos e apolítica que tem como missão contribuir com o crescimento e o desenvolvimento de seus associados por meio de orientação administrativa, serviços prestados com qualidade e responsabilidade social. Seu foco é trabalhar com micro e pequenas empresas e atuar em todo o Brasil.

A Associação visa tornar-se uma porta de entrada e referência nacional, no que tange a área comercial e empresarial, com propostas que possam suprir as necessidades de seus associados em consultorias de diversos setores, entre eles marketing, recursos humanos, contabilidade, etc. A Aceb tem ainda o intuito de ser fonte de informações para a imprensa, no que diz respeito a negócios e o empresariado de pequeno porte.

Para saber mais acesse o site: www.aceb.org.br


« Voltar