Notícias

Crescem dívidas de empresas no mundo


Fonte:

Fonte: Funenseg

A inadimplência mundial das empresas passou de 1,5% para 2,25% de janeiro a abril deste ano ante o mesmo período de 2007, segundo cálculo da seguradora de crédito Coface baseado em dados de 55 milhões de empresas monitoradas pela empresa.

No Brasil, porém, a Coface não acredita em avanço dos índices de não-pagamento das empresas nos próximos seis meses. "O mercado de crédito está líquido e as empresas têm baixo risco de refinanciar dívidas", diz Fernando Blanco, presidente da unidade brasileira da Coface.

A seguradora rebaixou a classificação de risco de setores como os de componentes eletrônicos, têxtil, automotivo, construção e transporte aéreo nos EUA. Para a Coface, a crise do crédito norte-americano chegou à economia real com a dificuldade de obter crédito nos bancos e com a retração do consumo.

A Coface faz o seguro das dívidas que as empresas têm com outras organizações. O estoque mundial de recebíveis [pagamentos a receber de clientes a partir de venda a prazo] segurados pela Coface é de 500 bilhões.


« Voltar