Notícias

Brasil sediará reunião sobre saúde nos ODM


Fonte:

Fonte: Segs.com.br - Sarah Fernandes, da PrimaPagina / PNUD


Conferência internacional em novembro vai abordar mortalidade na infância e saúde materna, temas presentes nos Objetivos do Milênio

O Brasil vai sediar, em novembro, uma conferência internacional sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015). O evento deve reunir países de língua portuguesa e da América Latina para apresentar projetos públicos ligados ao combate da mortalidade na infância (Objetivo 4) e à melhoria da saúde materna (Objetivo 5). Deverá ser o maior sobre o tema já realizado no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, que organiza o evento.

Embora se concentre nas estratégias para reduzir a em dois terços a mortalidade de crianças até cinco anos e em três quartos a taxa de mortalidade materna, a Conferência Internacional sobre os Objetivos do Milênio também vai abordar outros assuntos. Está prevista uma reunião sobre feminização da Aids, uma sobre os impactos das mudanças climáticas na saúde e uma sobre pobreza, que deve ser comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Anunciado pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante a Assembléia Mundial da Saúde (de 14 a 16 de maio, em Genebra), o evento ainda está em fase de preparação e segue uma seqüência de processos burocráticos para que envolva também outros órgãos do governo.

A previsão é que aconteça em 18, 19 e 20 de novembro, em Brasília. A idéia é convidar pelo menos três representantes do sistema de saúde pública dos países de língua portuguesa e da América Latina: um representante do Ministério da Saúde, um diretor dos principais programas sociais e um representante da sociedade civil. Eles devem apresentar um balanço das atividades que implantam para ajudar a cumprir as metas. "Nunca se fez um debate de proporção tão grande sobre o tema no Brasil", diz o diretor de ações estratégicas do Ministério da Saúde, Alison França.

"A conferência é importante porque os países em dificuldade poderão receber ajuda e ser orientados a fazer alguns ajustes de rota", diz Temporão em um comunicado do ministério. "É justamente no momento em que os Objetivos do Milênio, o maior acordo global dos últimos tempos, correm o risco de não lograr êxito em vários países. Com decisão política e recursos financeiros, ainda há tempo para que esse quadro seja revertido, com as metas sendo atingidas na maior parte das nações envolvidas".[1]

A realização da conferência vai coincidir com os aniversários de 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, 20 anos do SUS (Sistema Único de Saúde) e 15 anos do Programa Saúde de Família.


« Voltar