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Fonte:Gilberto Pavoni Junior/InformationWeek Brasil
Companhia dedicou-se a produzir softwares que satisfaçam as necessidades dos clientes e os planos de crescimento e inovação
A Tokio Marine é uma das maiores seguradoras do mundo, presente em 36 países e no Brasil desde 1959. Neste tempo, se consolidou como uma fornecedora típica para empresas japonesas. Em 2005, em uma ação que surpreendeu o mercado, a companhia comprou a Real Seguros (do Banco Real) por R$ 897 milhões e adquiriu uma carteira de 4 milhões de clientes.
Com a aquisição, a empresa subiu do 32º para o 7º lugar no ranking nacional de seguros e as metas agressivas passaram a fazer parte do dia-a-dia. Em dois anos, o objetivo era alcançar o quinto posto e ganhar força para subir ainda mais. Mas para avançar era preciso arrumar a casa e mudar hábitos.
Após a fusão, a matriz japonesa exigiu a implantação de um projeto de governança que suportasse a busca por inovação para os novos consumidores. Eles precisavam enxergar valor nos produtos e a união de TI com negócios mostrava-se essencial para essa meta.
Mas, se o uso de tecnologia desde longa data fornecia apoio suficiente para enfrentar desafios, também trazia problemas para os dias atuais. Havia um legado de plataformas distintas de software e falta de documentação sobre o que já existia. "Foi nessa época que vimos o desafio que tínhamos pela frente", lembra o coordenador de qualidade em TI, Ailton José Freitas Rosa.
Automatização extrema
Após a efetivação da área de governança de TI e da coordenadoria de qualidade de TI, a Tokio Marine fez uma concorrência para a escolha de um software para controle de qualidade no desenvolvimento. As principais marcas do mercado, como Mercury, Compuware, Borland e Rational, participaram por meio de seus canais. Durante o processo de escolha, a proposta apresentada pelo Grupo HDI se destacou das demais.
Além da tecnologia Compuware, a solução era baseada em métodos e na criação de uma célula de qualidade, composta por profissionais que trabalhariam dentro da Tokio Marine, com todo o tempo dedicado a esquadrinhar e relatar os problemas encontrados, além de participarem das melhorias futuras.
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