Notícias

Tokio Marine investe em qualidade para integrar TI


Fonte:

Fonte:Gilberto Pavoni Junior/InformationWeek Brasil


Companhia dedicou-se a produzir softwares que satisfaçam as necessidades dos clientes e os planos de crescimento e inovação

A Tokio Marine é uma das maiores seguradoras do mundo, presente em 36 países e no Brasil desde 1959. Neste tempo, se consolidou como uma fornecedora típica para empresas japonesas. Em 2005, em uma ação que surpreendeu o mercado, a companhia comprou a Real Seguros (do Banco Real) por R$ 897 milhões e adquiriu uma carteira de 4 milhões de clientes.

Com a aquisição, a empresa subiu do 32º para o 7º lugar no ranking nacional de seguros e as metas agressivas passaram a fazer parte do dia-a-dia. Em dois anos, o objetivo era alcançar o quinto posto e ganhar força para subir ainda mais. Mas para avançar era preciso arrumar a casa e mudar hábitos.

Após a fusão, a matriz japonesa exigiu a implantação de um projeto de governança que suportasse a busca por inovação para os novos consumidores. Eles precisavam enxergar valor nos produtos e a união de TI com negócios mostrava-se essencial para essa meta.

Mas, se o uso de tecnologia desde longa data fornecia apoio suficiente para enfrentar desafios, também trazia problemas para os dias atuais. Havia um legado de plataformas distintas de software e falta de documentação sobre o que já existia. "Foi nessa época que vimos o desafio que tínhamos pela frente", lembra o coordenador de qualidade em TI, Ailton José Freitas Rosa.

Automatização extrema

Após a efetivação da área de governança de TI e da coordenadoria de qualidade de TI, a Tokio Marine fez uma concorrência para a escolha de um software para controle de qualidade no desenvolvimento. As principais marcas do mercado, como Mercury, Compuware, Borland e Rational, participaram por meio de seus canais. Durante o processo de escolha, a proposta apresentada pelo Grupo HDI se destacou das demais.

Além da tecnologia Compuware, a solução era baseada em métodos e na criação de uma célula de qualidade, composta por profissionais que trabalhariam dentro da Tokio Marine, com todo o tempo dedicado a esquadrinhar e relatar os problemas encontrados, além de participarem das melhorias futuras.


« Voltar