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Fonte: Claudia Rondon, do Plantão INFO
A utilização da tecnologia móvel está melhorando o desempenho de empresas como Gol, Serasa e Porto Seguro.
Ganhar agilidade e reduzir custos com o melhor uso de tecnologia móvel já é realidade para algumas empresas. Mas para o sucesso efetivo desse tipo de serviços, é preciso melhorar o diálogo entre operadoras e empresas para facilitar a massificação de serviços por meio de tecnologia móvel.
Por meio de um acordo com a Oi, a Gol Transportes Aéreos está testando o envio de cartão de embarque por SMS. O piloto está acontecento no aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro.
Além de diminuir as filas, o novo processo reduz custo para a empresa de transporte porque reduz a mão-de-obra utilizada para realizar o check-in. "Estudamos enviar atualizações sobre a mudança de portões de embarque também. Muitos passageiros não escutam os anúncios feitos na salas de embarque.", diz Carlos Alberto Teixeira, gerente geral de inovação da Gol Transportes aéreos.
Hoje, Teixeira diz que o passageiro Gol não precisa da tecnologia 3G para usufruir dos benefícios de serviços oferecidos pela empresa."Há planos de lançamento de outros projetos no segundo semestre. Para esses, a tecnologia 3G será fundamental", completa.
Apesar de os testes ainda estarem na metade do processo, já é possível medir o nível de adesão do passageiro a esse tipo de serviço. "Há três anos, demorou uma semana pelo menos para a primeira pessoa experimentar o check-in online. No caso do cartão de embarque, não demoroun meia hora.", conta.
Outros segmentos também tem aproveitado melhor as oportunidades com o aumento da mobilidade. "No caso de furto em imóveis, hoje o regulador faz a contação dos valores por laptop na hora, o que facilita a vida do cliente e o processo não demora tanto quanto no passado, que chegava a durar algumas semanas", diz Fábio Luchetti, vice-presidente executivo da Porto Seguro.
As frotas da seguradora também têm conseguido prestar o serviço de guincho com maior agilidade. Luchetti atribui o ganho de rapidez pela utilização de GPS e GPRS. "Todos os dois mil veículos estão conectados o que proporciona com que eles cheguem em até 30 minutos.", diz. O índice de recuperação de veículos roubados tamb ém aumentou para 80% com as novas tecnologias, antes esse mesmo índice era 40%.
Dorival Dourado,diretor de novas tecnologias de TI do Serasa, diz que o Serasa tem plano sde enriquecer algumas interfaces com foco em cobertura e volume. Mas os altos custos e a dificuldade de lidar com as operadoras ainda são fatores que inviabilizam a massificação da mobilidade."Ainda temos dúvidas sobre se a cobertura vai suportar a demanda de acessos. As operadoras investem mais em marketing do que em infra-estrutura", diz.
Para Dourado, a maior parte da receita vem das operadoras vem das operações corporativas."Mas os investimentos ainda estão focados no consumidor final. Essa falta de atenção pode provocar um colapso tanto da rede móvel quando da fixa." O Serasa executa operações de suporte e vendas 24h por dia e verificou um aumento de 12% a 15% na utilização desses produtos por conta da mobilidade.
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