Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Fonte:
Fonte: Negócios para Corretores
Depois de passar 15 dias no Parque da Aclimação, zona Sul de São Paulo, e atender mais de 1600 crianças, o projeto Na Pista Certa chega agora ao Ipiranga, também na região Sul da cidade. Até o próximo dia 23, pais e mães que forem à loja do Carrefour no bairro, enquanto realizam suas compras, poderão deixar seus filhos se divertindo e aprendendo sobre questões relacionadas ao trânsito no ambiente montado no estacionamento do hipermercado.
Constituído por um cenário modular de 400 m² e uma carreta de 12 metros, o Na Pista Certa simula um mini-trajeto viário por meio do qual as crianças vivenciam, utilizando bicicletas e carrinhos, questões relacionadas ao trânsito, como orientações sobre placas, faixas, mãos-de-direção, segurança do condutor, comportamento, uso do cinto, respeito aos limites de velocidade e demais normas e sinalizações. O programa conta com uma abordagem pedagógica inédita e insere nas crianças um conceito da construção de valores e conscientização, tanto social como ambiental.
Todo o material é transportado por uma carreta, especialmente desenhada para atender ao objetivo itinerante do projeto, que pode ser instalado em escolas públicas e privadas, praças e parques públicos, como o da Aclimação, além de estacionamento de hipermercados e de shoppings centers, feiras e eventos especiais. Antes de realizarem o percurso, os participantes recebem instruções teóricas dos monitores, que contam com recursos de última geração.
Desenvolvido pela Fundação Mapfre, entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo a formação do cidadão, o programa trabalha de forma lúdica com os jovens, dando ênfase à formação, e tem como meta ensinar valores e comportamentos importantes, como o respeito à sinalização e às normas de tráfego, além de relacionar a segurança viária a temas como meio ambiente e inclusão social.
De acordo com a superintendente da Fundação Mapfre no Brasil, Fátima Lima, a instalação do projeto em uma loja como o Carrefour potencializa o alcance do projeto. "A idéia é unir a necessidade dos pais de irem às compras com a oportunidade de contribuir ainda mais com a educação de seus filhos. Além disso, o projeto foi elaborado de modo que as crianças aprendam ‘brincando", o que transforma o cenário em um espaço de lazer para eles e de segurança e tranqüilidade para os adultos", conta a executiva.
Ainda segundo Fátima, os pais podem ficar totalmente despreocupados, pois durante as atividades não há espaço para competição, apenas para colaboração. "Durante as brincadeiras impera o espírito de coletividade, integração e respeito. Afinal, são esses valores que queremos incentivar para que, no futuro, sejam utilizados com freqüência pelas crianças", finaliza.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.